A região do Oeste tem o maior número de moínhos de ventos de toda a Europa. Símbolo vivo de uma terra fértil e laboriosa onde outrora as gentes ligadas a esta actividade tinham a missão nobre de transformar o grão em farinha que servia para a fabricação do pão.
O moínho de Caixeiros é um exemplo raro deste tipo de engenhos, pois trata-se de um “moínho de várzea”, ou seja, implantado num vale. Foi edificado em 1836 pelo proprietário de uma azenha que se situava junto ao rio e que tinha sido destruída pelas cheias. Foi vendido várias vezes até que no ano de 1986 foi adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que com a colaboração da Junta de Freguesia executou as obras de restauro, bem como a construção dos anexos de apoio. O moínho foi inaugurado em 10 de Julho de 1987. Gerido pela Junta de Freguesia, dispõe de serviço de bar e venda de pão e afins.
Sendo um património de interesse cultural e turístico, onde o visitante pode observar a moagem dos cereais e o fabrico do pão, o moínho constitui um marco importante para as gerações vindouras, comprovado pelas inúmeras visitas de alunos, delegações estrangeiras, grupos de amigos, etc. durante todo ano.
Produtos comercializados: Pão de trigo, pão de milho, pão integral, pão com chouriço, pão com torresmos, pão com bacon e chouriço, farinha de trigo e de milho, broas, pastéis de nata e pastéis de feijão. |