Moinho dos Caixeiros

A região do Oeste tem o maior número de moínhos de ventos de toda a Europa. Símbolo vivo de uma terra fértil e laboriosa onde outrora as gentes ligadas a esta actividade tinham a missão nobre de transformar o grão em farinha que servia para a fabricação do pão.

O moínho de Caixeiros é um exemplo raro deste tipo de engenhos, pois trata-se de um “moínho de várzea”, ou seja, implantado num vale. Foi edificado em 1836 pelo proprietário de uma azenha que se situava junto ao rio e que tinha sido destruída pelas cheias. Foi vendido várias vezes até que no ano de 1986 foi adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que com a colaboração da Junta de Freguesia executou as obras de restauro, bem como a construção dos anexos de apoio. O moínho foi inaugurado em 10 de Julho de 1987. Gerido pela Junta de Freguesia, dispõe de serviço de bar e venda de pão e afins.

Sendo um património de interesse cultural e turístico, onde o visitante pode observar a moagem dos cereais e o fabrico do pão, o moínho constitui um marco importante para as gerações vindouras, comprovado pelas inúmeras visitas de alunos, delegações estrangeiras, grupos de amigos, etc. durante todo ano.

Produtos comercializados:
Pão de trigo, pão de milho, pão integral,  pão com chouriço, pão com torresmos, pão com bacon e chouriço, farinha de trigo e de milho, broas, pastéis de nata e pastéis de feijão.

Contact

  • 261 931 272
  • Estrada Nacional, 247, 38, Caixeiros, Silveira, Silveira, Torres Vedras

Opening hours

Horário de Inverno
2ª a 6ª - 10:00 às 18:00
Sábados e Domingos
10:00 às 19:00

Horário de Verão (Julho, Agosto e Setembro):
2ª a 6ª - 10:00 às 19:00
Sábados e Domingos
10:00 às 20:00