Freguesia

A sede da freguesia dista 12 km da cidade de Torres Vedras, 2 km da costa e 1 km da margem direita do rio Sizandro, que num determinado trecho banha terrenos silveirenses. Possui um excelente clima e um extenso litoral, onde se encontra a linda e famosa Praia de Santa Cruz, que atrai anualmente muitos milhares de turistas.

          

 

Esta freguesia é de criação relativamente moderna, tendo sido desanexada da freguesia de São Pedro da Cadeira pelo decreto de lei nº 12404, de 28 de Setembro de 1926, o qual definiu os seus limites.

 

De acordo com os últimos censos da população (2011) a freguesia tem 8530 residentes.
Compreende os seguintes lugares principais: Boavista, Brejenjas, Caixeiros, Casal Cochim, Casalinhos de Alfaiata, Casas Novas, Cerca, Charneca, Santa Cruz, Secarias e Silveira.

 

Particularmente significativas são as dezenas de casais que se distribuem pela área da freguesia. cita-se alguns deles: Casais das Amoreiras, Casal do Camarnal, de Carpinteiros, da Cruz, do Feijão, das Gásteas, da Maricota, do Moinho Velho, do Monfalim, do Monte Ferreiro, de Naculas, das Pedrosas, das Portelinhas, do Vale Martelo, do Rol e do Palmeiro.

 

A área em maior desenvolvimento é a Horticultura, principalmente nas localidades de Cerca, Brejenjas, Charneca e Casais do Sul, contabilizando mais de 2000 estufas e viveiros de plantas. É de salientar a existência de algumas grandes empresas produtoras de hortícolas que exportam e comercializam em diversos pontos do país e do mundo.